Trabalhos 2021/2022

Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 3º escalão: ensino secundário, profissional e superior

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
O projeto incidiu num estudo realizado em forma de inquérito a todos os alunos, através do Google forms. Os alimentos selecionados para análise foram distinguidos em dois grupos: sólidos (nos quais se incluíram as sandes mistas, folhados mistos, croissant de chocolate e pão com manteiga) e líquidos (sumos, ice tea, coca-cola, leite com chocolate e iogurte).
Resultados obtidos:
Sólidos
Percentagem de alimentos mais consumidos aos lanches:
- Folhados mistos – 31%
- Sandes mistas - 28%
- Croissants com chocolate - 24%
- Pão com manteiga - 17%
Quantidade em gramas e percentagem de açúcar presente nos alimentos consumidos aos lanches
- Folhados mistos – 0.72 g / 5%
- Sandes mistas – 3.35 g / 25%
- Croissants com chocolate – 5.83 g / 43%
- Pão com manteiga – 3.67 g / 27%
Líquidos
Percentagem de bebidas mais consumidas aos lanches
Sumos – 28%
Leite com chocolate – 21%
Ice tea – 18%
Coca-cola – 18%
Iogurte – 21%
Quantidade em gramas e percentagem de açúcar por embalagem / pacote
Sumos – 3.6 g / 7%
Leite com chocolate – 7.2 g / 15%
Ice tea – 15 g / 31%
Coca-cola – 10.6 g / 22%
Iogurte – 12 g / 25%

Memória descritiva:
O projeto em questão foi elaborado por duas alunas do 3º ano do Curso Técnico Profissional de Agropecuária, na sua vertente de Transformação Alimentar. Para facilitar, tornar mais intuito e apelativa a participação dos alunos, realizaram um inquérito no Google Forms, cujo link foi distribuído pelos alunos que assim, com recurso ao seu telemóvel, responderam às questões colocadas.
Por iniciativa das alunas, foi feita uma divisão dos alimentos, ou seja, em sólidos e líquidos. No inquérito realizado apresentaram uma lista de alimentos, nomeadamente: sandes mista, pão com queijo, com fiambre, com manteiga, croissant simples, misto, com manteiga, com queijo, com fiambre, de chocolate, bolos, folhados mistos, pão com chouriço, bolachas doces, bolachas salgadas, barritas de cereais, frutas, chocolates, batatas fritas, gomas /rebuçados. Na lista das bebidas constavam as seguintes: sumos de frutas (compal), coca-cola, ice-tea, água com gás de aromas, iogurte, leite com chocolate, leite branco, água, café/chá com açúcar, café/chá sem açúcar.
Após a compilação dos resultados obtidos e elaboração dos respetivos gráficos em Excel, transportaram esta informação para aos painéis ilustrativos do projeto. A elaboração dos painéis teve como base 2 mesas redondas sobre as quais fizeram dois gráficos circulares com informações relativas à percentagem de açúcar presente em cada um dos alimentos selecionados, bem como a quantidade em gramas de açúcar presente em cada um deles. Associada a cada “fatia” dos gráficos encontrava-se uma imagem a cores de cada um dos alimentos. Os gráficos foram feitos com recurso a fita cola colorida.
Estas duas mesas / gráfico estiveram expostas no bar da escola durante cerca de 3 semanas, tendo feito parte integrante das exposições promovidas no dia Eco-Escolas.

Registo fotográfico: