Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 Visconde de Juromenha (Sintra)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Bolachas Oreo
Bolachas Maria
Leite com chocolate
Sumo compal
Refrigerante Ice-tea
Cereais

Memória descritiva:
O desafio “Painel dos alimentos - Açúcar ao lanche” teve a participação dos alunos de uma turma do nono ano. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Ciências Naturais e numa das horas atribuídas para a Direção de Turma e Alunos (DTA).
Numa fase inicial na hora de DTA foi apresentado o projeto e os alunos responderam ao Questionário “Açúcar ao lanche”, através do Google Forms, que incidia sobre os alimentos açucarados usualmente consumidos ao lanche, dentro e fora da escola.
Seguidamente trataram os resultados obtidos e selecionaram os produtos alimentares mais consumidos.
Foi também discutido e definido como se iria construir o painel, tendo sido elaborado um projeto do mesmo.
Seguidamente na disciplina de Ciências Naturais foi efetuada uma abordagem ao tema do açúcar nos alimentos, as quantidades que devemos ingerir diariamente e as consequências do consumo abusivo deste nutriente. Foram analisados os riscos e doenças associadas ao consumo de açúcar em excesso e os benefícios de reduzir o consumo de açúcar. Os alunos efetuaram uma pesquisa sobre o tema e elaboraram trabalhos e cartazes.
Numa das horas de DTA, foi construído o painel. Este encontra-se colocado no refeitório dos alunos e possui as dimensões de 1m x1,2 m, sendo a base de cartão, onde foram colocadas as embalagens dos produtos alimentares dispostas por ordem decrescente da quantidade de açúcar.
Por baixo de cada alimento foi colocada informação (numa tampa de plástico) sobre a quantidade de açúcar que este contém bem como pacotes de açúcar vazios relativos à mesma.
Para a construção do painel foram utilizados os materiais: cartão, tinta, embalagens dos alimentos selecionados reaproveitadas, embalagens de pacotes de açúcar de 6 g, papel, tampas de plástico, tesouras, réguas, cola, canetas.
Os alunos realizaram o trabalho com empenho, sentido de responsabilidade, pelo que os objetivos foram atingidos.

Registo fotográfico: