Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária de Alpendorada (Marco de Canaveses)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
O início do projeto foi lançado com a realização de um inquérito, a todas as turmas do 9º ano, para perceber os hábitos alimentares dos alunos ao lanche. A conclusão é que a maioria dos alunos consome vários produtos processados, sendo que a maioria tem açúcar, mesmo os que parecem mais saudáveis.
Os resultados aos inquéritos mais significativos foram que todos os alunos comem alimentos açucarados ao lanche, mais do que duas vezes por semana. Dos produtos consumidos pelos alunos foram escolhidos seis para se comparar a quantidade de açúcar presente: Compal Tuti-fruti, bolacha Maria, iogurte, Bollycao, iogurte natural e iogurte líquido, pois são dos produtos mais consumidos.

Memória descritiva:
Após o inquérito, a turma do 9º B, selecionou os seis alimentos mais consumidos pelos alunos ao lanche. Posteriormente os alunos foram consultar as embalagens dos respetivos produtos, das quais se viu a composição e retirou a quantidade de açúcar por cada 100 g de produto.
Seguidamente procedeu-se à colagem das imagens das embalagens e para assinalar a quantidade de açúcar criou-se uma unidade, um quadrado que corresponde a 2g. Por baixo de cada alimento, foram colocados os quadrados correspondentes à quantidade de açúcar presente em cada alimento, percebendo-se assim melhor a quantidade de açúcar que está escondida nos alimentos.
Todas estas informações foram coladas num painel com 1,70 m por 0,75 m, de cartão prensado (reciclado) com 0,2/0,3 mm de espessura. Foram utilizados no trabalho, desenho livre com lápis de carvão e pintura a marcador e lápis de cor. Foram ainda utilizadas colagens e legendagem ilustrativa e quantificava das quantidades de açúcar dos alimentos.
Este painel encontra-se afixado num corredor que dá acesso ao bar.

Registo fotográfico: