Trabalhos 2021/2022

Escola Básica Vasco Santana (Odivelas)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Uma das turmas do 8.º ano de escolaridade, composta por 16 alunos, respondeu ao inquérito, em estreita colaboração com a docente de Ciências Naturais, no âmbito do Programa da Educação para a Saúde (PES)-Saúde Escolar.
O inquérito subordinado ao “Açúcar ao lanche” foi elaborado em Google Forms e partilhado com os alunos através do link, tendo sido preenchido pelos mesmos nos diferentes dispositivos, isto é, smartphones e/ou computadores.
O inquérito demostrou que 92,9 % traz lanche de casa e, caso seja necessário comprar, 57,1% prefere comprar na máquina, contra 42,9% no bar. É de destacar que o alimento mais consumido ao lanche pelos alunos, quer fora da escola, quer dentro da escola, é a bolacha com 28,6% e 42,9% de preferência, respetivamente. Decorrente da análise do inquérito e dentro do leque de produtos disponíveis na máquina da escola, selecionaram-se assim os seguintes produtos: Bolachas Mini Bites (Gullón); Bolacha Maria (Vieira); Bolachas Digestive Thins Maçã, Canela e Corintos (Vieira); Queijo Mini Cheese & Crackers (Babybel); Queijo Fundido Palitos (A vaca que ri); Tortitas de milho Vitalday (Gullón).
A partir do levantamento das preferências manifestadas, os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem analisaram os diferentes rótulos dessas embalagens, onde constava a tabela nutricional. É de referir que esta atividade se revestiu de maior importância ainda para um aluno em particular que apresenta Diabetes tipo I. Registaram a quantidade de açúcar existente em cada produto e procederam à medição do açúcar, no intuito de tornar visível no painel a quantidade correspondente a cada um dos produtos. Paralelamente, realizaram uma pesquisa sobre as consequências do consumo excessivo do açúcar na nossa alimentação, em particular o impacto que as bolachas têm na nossa saúde. Escreveram ainda uma frase de sensibilização no painel, de forma a incentivar os alunos da escola a realizarem uma escolha consciente e sobretudo saudável, com vista à redução do seu consumo diário de açúcar.

Memória descritiva:
O painel elaborado possui as seguintes dimensões: 78 cm de largura e 137,5 cm de altura.
Este apresenta 6 embalagens vazias de produtos selecionados e afixados no painel com a quantidade de açúcar existente em cada um deles.
Foi colocado o açúcar previamente pesado e disposto em pequenos sacos de plástico transparente com a quantidade correspondente, permitindo assim uma melhor visualização dessa quantidade.
Além disso, o painel apresenta a informação detalhada do valor nutricional de um total de 10 produtos também selecionados pelos alunos e que constam como oferta na máquina da escola. Essa informação foi colocada numa tabela, onde esses produtos estão colocados por ordem crescente, de acordo com a quantidade de açúcar, onde se destaca ainda uma graduação da cor na tabela, do mais claro ao mais escuro, que corresponde ao produto que possui menor quantidade àquele que dispõe da maior quantidade de açúcar.
Assim, o painel foi afixado estrategicamente junto da máquina da escola, em que os alunos poderão comparar os produtos e visualizar de forma rápida e informada toda a informação relativa aos mesmo, que são consumidos habitualmente, de modo a fazerem uma melhor escolha para a sua saúde.
Os materiais utilizados foram os seguintes: cartão reaproveitado; cartolinas reutilizadas de outra exposição; embalagens vazias de produtos selecionados; folhas de papel brancas A4; impressões; lápis; caneta de feltro; tesoura; cola; fita-cola adesiva simples e dupla face; açúcar; sacos de plástico transparente e balança digital.

Registo fotográfico: