Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Os alimentos selecionados foram: sumo, fruta, pão com chocolate, leite com chocolate, pão de leite ou croissant, bolachas e cereais.
Sendo de realçar que com maior frequência temos o pão com... (queijo, manteiga, chocolate, fiambre) e o sumo.

Memória descritiva:
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AUGUSTO CABRITA
Escola 2,3 Padre Abílio Mendes
O concurso: “painel dos alimentos - açúcar ao lanche” foi um desafio em que os alunos que frequentam o 6º ano se propuseram a concretizar, pois a vontade de se expressarem com a realização de cartazes, utilizando diversos materiais e a vontade de participarem num projeto desta dimensão levou à sensibilização e à motivação em iniciar o trabalho.
Foi elaborada uma pesquisa e visualização de vídeos sobre a quantidade de açúcar contida nos alimentos consumidos pelos jovens, apesar de os alunos já terem aprendido esta matéria na disciplina de ciências naturais logo no início do ano letivo, não os desmotivou, pelo contrário. A análise de rótulos a partir de embalagens vazias é uma atividade que motiva os alunos a serem mais conscientes nas escolhas da sua alimentação, percebem que a informação nutricional é necessária para o seu bem estar.
Depois de elaborada a pesquisa, foram realizados estudos de ideias para o projeto. Das várias ideias propostas pelos alunos foi feita uma interpretação de cada ideia. Incluindo-se, deste modo, algumas das intenções das várias ideias, pretendeu-se com estas imagens sensibilizar a comunidade escolar para a presença de açúcar escondido nos alimentos consumidos ao longo da adolescência. Os alunos compararam o açúcar consumido, ao fazerem o cálculo da quantidade existente na embalagem e a que consumiam ao lanche.
O inquérito foi realizado na aula de matemática pelos alunos, foi construída a tabela de frequências e o respetivo gráfico circular/conteúdos abordados na unidade de estatística e organização e tratamento de dados. Esta unidade foi lecionada no âmbito da flexibilidade curricular. As cartolinas estiveram expostas no painel Eco-escolas à entrada do bloco principal para que os EEs também pudessem visualizar. Alguns alunos depois das pesquisas também realizaram o trabalho em word e em PP.
Os alimentos selecionados foram: sumo, fruta, pão com chocolate, leite com chocolate, pão de leite ou croissant e cereais.
Os trabalhos escolhidos foram selecionados de entre todos os realizados, sendo expostos no bar da escola. O painel foi construído pelos alunos, depois de realizar-se a seleção das melhores cartolinas. Alguns trabalhos tinham como referencia a quantidade de açúcar dentro de pacotes de plástico transparentes, para melhor perceção da quantidade existente.
Materiais utilizados: cartolinas, açúcar, lápis de cor, impressão a cores de alimentos, marcadores, cola, canetas, embalagens vazias de cereais, sumos, bolachas,…
As dimensões do painel foram medidas na aula de matemática, onde os alunos após terem recordado o perímetro e a área de polígonos, foram com uma fita métrica calcular o perímetro e a área do placard existente no bar da escola, onde é afixado o preçário. O painel tem mais de 1 m2 de área.
As cartolinas foram afixadas com pioneses, assim como algumas embalagens. Depois do trabalho concluído fizemos o registo fotográfico com a turma envolvida, onde o painel irá ficar até ao final do ano letivo.

Registo fotográfico: