Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 da Toutosa (Marco de Canaveses)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Numa fase inicial, sob a orientação da professora de cidadania e desenvolvimento, os alunos da turma 9.ºC realizaram uma pesquisa sobre a quantidade de açúcares simples que devemos ingerir diariamente e sobre as consequências do consumo abusivo deste nutriente. Posteriormente, a turma elaborou um questionário Forms que foi aplicado a todos as turmas do terceiro ciclo, tendo contado com a colaboração dos diretores de turma para a aplicação do mesmo.
Abaixo encontram-se os links de acesso ao questionário e aos resultados
Link de acesso ao questionário:
https://forms.office.com/Pages/DesignPage.aspx?lang=pt-PT&origin=OfficeDotCom&route=Start#FormId=Q9wnzZFkQ0yDzCpq2Y5BRQniYzUl5HdPqKofujwYVWZUQzNNMTBBNDFNN0JLR0syUlFHTDIyOUQ4Uy4u
Link de acesso aos resultados:
https://forms.office.com/Pages/AnalysisPage.aspx?id=Q9wnzZFkQ0yDzCpq2Y5BRQniYzUl5HdPqKofujwYVWZUQzNNMTBBNDFNN0JLR0syUlFHTDIyOUQ4Uy4u&AnalyzerToken=RRgmNiTQEQCHj0M1jFF3E8AH54022SD4
Com base nos resultados do questionário conclui-se que os oito produtos alimentares mais consumidos pelos alunos são os seguintes:
- Bolachas maria
- Bolachas de chocolate
- Barritas de cereais
- Madalenas
- Água
- Iogurte líquido
- Leite achocolatado
- Sumo de pacote

Memória descritiva:
Os alunos guardaram as embalagens dos alimentos e trouxeram-nas para as aulas de cidadania e desenvolvimento, tendo analisado os rótulos e registado as quantidades de açúcares simples presente em cada um dos alimentos.
Posteriormente, revestiu-se com papel de cenário uma placa de madeira prensada (aproveitada da base de uma palete) com a dimensão de 1,21m x 0,8m
Entre as várias propostas dos alunos para o título do painel, foi selecionada a proposta “Açúcar Amargo”, pois embora o consumo de açúcar seja atrativo, dado o seu sabor, o ecesso do seu consumo implica problemas de saúde como a obesidade, cáries dentárias, doenças cardiovasculares e diabetes tipo dois, o que justifica o termo amargo.
As embalagens dos alimentos foram dispostas por ordem decrescente da quantidade de açúcar, tendo sido fixadas ao painel com cola quente. Abaixo de cada embalagem, foram coados pacotes de açúcar (6g), de modo a representar a quantidade de açúcares simpels que existe nesse alimento.
Também foi registada a quantidade de açúcares simples que a OMS recomenda que seja consumida diariamente (≤25g/dia), o que é ultrapassado apenas com o consumo de um sumo ou de um pacote de cookies cream, o que deixou os alunos surpreendido e sensibilizados.
Depois de finalizado, o painel foi colocado na cantina da escola.
Os alunos realizaram o trabalho com empenho, sentido de responsabilidade brio, pelo que os objetivos foram claramente superados.

Registo fotográfico: