Trabalhos 2021/2022

Escola Básica Dr. Costa Matos (Vila Nova de Gaia)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Foi realizado um inquérito na turma 7ºF, sobre os lanches que costumam trazer e foram selecionados alguns alimentos comuns nos lanches diários.
Bebidas açucaradas (ex. Fanta) - muito frequente
Bolacha tipo Maria ou água e sal - frequente
Cereais - frequente
Bolos ou chocolates - muito frequente
Água - muito frequente
Fruta - frequente

Memória descritiva:
Atividade: Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche
- Escola Básica Dr. Costa Matos – Vila Nova de Gaia
- Professoras coordenadoras: Margarida Alves e Rosário Raimundo
- Alunos envolvidos: 7º e 9º ano em Ciências Naturais
Como coordenadora Eco-escolas tratei de fazer a divulgação na comunidade escolar (Classroom Eco-escolas, e-mails e passa-palavra), incentivei colegas a participar com as turmas e propus o trabalho aos meus alunos de 9º ano (CN). Nas minhas turmas de 7º ano o trabalho era opcional.
Diversas vezes, ao longo do ano, comento as escolhas de lanches com os meus alunos. No final das aulas, vão à mochila buscar algo para comer no intervalo. É frequente as opções serem pouco saudáveis e embaladas. Para levar os alunos a refletir sobre a qualidade dos lanches que consomem todos os dias, propus fazerem a leitura dos rótulos e, terem especial atenção, à quantidade de açúcar. Alguns alunos resolveram fazer este desafio, fizeram uma pesquisa e analisaram os rótulos dos alimentos. Na turma 7ºF, fizemos uma análise dos lanches que costumam trazer e um grupo de 4 alunas resolveu selecionar alguns alimentos comuns e fazer o cartaz para divulgação à comunidade escolar.
O cartaz/painel tem a dimensão de 2 cartolinas unidas (cerca de 0,50 m2), foram utilizados rótulos de alimentos ou imagens tiradas da internet, cola, tesoura, pacotes de açúcar e fita cola.
O cartaz foi afixado no polivalente, na rampa para a cantina, em frente ao bar dos alunos, bem com os outros elaborados para o mesmo desafio. O objetivo é que um grande número de alunos os possa ver e refletir nas opções dos lanches.
O grupo que elaborou este trabalho, resolveu dar sugestões de substituições de alimentos comuns por alguns mais saudáveis. No cartaz têm opções com menos açúcar que podem ser trazidas para a escola.
As alunas pesquisaram a quantidade de açúcar nas informações nutricionais dos rótulos dos alimentos e na internet, para os alimentos que não têm embalagem.
Margarida Alves

Registo fotográfico: