Trabalhos 2021/2022

Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (Porto)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 3º escalão: ensino secundário, profissional e superior

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
1-Bolachas de água e sal
2-Sumo de fruta (laranja) processado
3-Pão de forma de cereais
4-Leite achocolatado
5-Croissants
6-Fruta processada

Memória descritiva:
No âmbito do programa Eco-Escolas, a atividade “Painel dos Alimentos - Açúcar ao Lanche” foi um dos desafios selecionados dentro da temática da Alimentação Saudável e Sustentável, estando preconizada no plano de ação da ESS para o presente ano letivo (2021/22).
O desafio previa a realização de um painel com informação específica, nomeadamente relativamente à quantidade de açúcar contido em produtos processados consumidos habitualmente pelas crianças e jovens ao lanche. Devido ao ritmo acelerado do seu dia-a-dia, cada vez mais as crianças e jovens optam por alimentos processados e fáceis de transportar e de comer, tendo como prioridade a sua praticidade e deixando de lado questões mais importantes como o seu valor nutricional, acabando por isso, consequentemente, a consumir grandes quantidades de açúcar e conservantes. Desta forma, a promoção de uma alimentação saudável junto desta população assume especial relevância para que estes mantenham um estilo de vida ativo e compatível com as suas necessidades metabólicas.
Neste âmbito, e para dar resposta ao desafio, procedeu-se à realização de um questionário, divulgado junto dos membros da comunidade escolar, sobre os alimentos açucarados que os jovens mais consomem ao lanche, dentro e fora da escola, no qual foram obtidas 98 respostas. Dos alimentos mais frequentes foi feita a seleção de um conjunto de 6 para a elaboração do painel.
As dimensões do painel elaborado são 2m x 1m, representado na horizontal, impresso em papel. Para divulgação e sensibilização dos membros da comunidade escolar para a temática o painel foi afixado junto à zona de refeições da ESS.

Registo fotográfico: