Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 de Milheirós de Poiares (Santa Maria da Feira)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
O inquérito, realizado por Google Forms, incidia sobre produtos alimentares usualmente consumidos ao lanche, dentro e fora da escola.
Após a aplicação do inquérito selecionaram-se os produtos mais escolhidos: Bolachas simples; Bolachas com recheio/pepitas/coberturas; Sumos/néctares; Ice Tea; Leite com chocolate; Bolos processados e embalados (manhãzitos, donuts, queques, bolos com recheio etc); Cereais simples; e Cereais com chocolate.

Memória descritiva:
O desafio contou com a participação das turmas C e D do 9.º ano da Escola Básica de Milheirós de Poiares.
Este trabalho é o resultado do trabalho dos alunos do 9.ºC.
Inserido no âmbito da disciplina de Ciências Naturais do 9.º ano, este foi um tema facilmente enquadrado em diversas aprendizagens essenciais ao programa da disciplina. Os alunos depois de responderem ao inquérito Google Forms “Açúcar ao lanche”, trataram os resultados obtidos e selecionaram os produtos alimentares mais consumidos ao lanche, dentro e fora da escola.
Ficaram incumbidos de trazerem as embalagens dos respetivos produtos alimentares, para fazerem parte do painel. Na aula, estudaram os rótulos e calcularam, para cada produto, a quantidade de açúcares simples presentes por 100 g e por dose. Escreveram as informações em etiquetas, que foram colocadas ao lado de cada produto alimentar. Depois, mediram a quantidade de açúcar por dose e colocaram nos respetivos sacos. O painel foi identificado, tendo a turma escolhido como título “ Açúcar nos Alimentos”.
O Painel tem cerca de 1,5 m por 1,8m, já que foi utilizado como suporte um placard vertical de afixação. Além deste suporte e das embalagens dos produtos alimentares, utilizaram pacotes de açúcar, 10 peças de puzzle de espuma EVA 60x60, papel cavalinho, fita cola de dupla face, lápis de cor, canetas, cola quente, etiquetas e sacos de plástico com fecho zip.
Por opção dos alunos o painel foi colocado na zona da sala de convívio, onde se localiza o bar que serve a comunidade escolar.

Registo fotográfico: