Trabalhos 2021/2022

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
1.
O leite que levo na minha lancheira de manhã é:
(0 ponto)
simples. 6
com chocolate. 3
aveia. 0
arroz. 0
nada a referir. 8
2.
O leite que levo na minha lancheira da tarde é:
(0 ponto)
simples. 5
com chocolate. 1
aveia. 0
arroz. 0
nada a referir. 11
3.
O pão de forma que levo na minha lancheira de manhã é:
(0 ponto)
de forma. 3
carcaça. 6
integral. 1
centeio. 1
broa. 1
nada a referir. 5
4.
O pão de forma que levo na minha lancheira de tarde é:
(0 ponto)
simples. 0
com manteiga. 3
com doce. 1
com fiambre. 2
com queijo. 2
com marmelada. 0
nada a referir. 9
5.
O pão de carcaça que levo na minha lancheira de manhã é:
(0 ponto)
simples. 0
com manteiga. 4
com doce. 0
com fiambre. 5
com queijo. 3
com marmelada. 0
nada a referir. 5
6.
O pão de carcaça que levo na minha lancheira de tarde é:
(0 ponto)
simples. 0
com manteiga. 4
com doce. 0
com fiambre. 2
com queijo. 1
com marmelada. 0
nada a referir. 10
7.
O pão integral que levo na minha lancheira manhã é:
(0 ponto)
simples. 0
com manteiga. 1
com doce. 0
com fiambre. 2
com queijo. 0
com marmelada. 0
nada a referir. 14
8.
O pão integral que levo na minha lancheira tarde é:
(0 ponto)
simples. 0
com manteiga. 1
com doce. 0
com fiambre. 0
com queijo. 2
com marmelada. 0
nada a referir. 14
9.
O pão de centeio que levo na minha lancheira de manhã é:
(0 ponto)
simples. 0
com manteiga. 2
com doce. 0
com fiambre. 1
com queijo. 0
com marmelada. 0
nada a referir. 14
10.
O pão de centeio que levo na minha lancheira de tarde é:
(0 ponto)
simples. 0
com manteiga. 1
com doce. 0
com fiambre. 1
com queijo. 1
com marmelada. 0
nada a referir. 14
11.
O pão de broa que levo na minha lancheira de manhã é:
(0 ponto)
simples. 0
com manteiga. 3
com doce. 0
com fiambre. 0
com queijo. 0
com marmelada. 0
nada a referir. 14
12.
O pão de broa que levo na minha lancheira de tarde é:
(0 ponto)
simples. 0
com manteiga. 2
com doce. 0
com fiambre. 0
com queijo. 1
com marmelada. 0
nada a referir. 14
13.
Na minha lancheira de manhã levo:
(0 ponto)
cereais simples. 0
cereais de chocolate. 0
barras energéticas. 0
barritas de cereais e chocolate. 0
iogurte 5
nada a referir. 12
14.
Na minha lancheira de tarde levo:
(0 ponto)
cereais simples. 0
cereais de chocolate. 0
barras energéticas. 0
barritas de cereais e chocolate. 1
iogurte 3
nada a referir. 13
15.
O iogurte que levo na minha lancheira de manhã é:
(0 ponto)
natural. 0
com cereais. 0
com sabores. 0
danoninhos. 1
líquido. 4
nada a referir. 12
16.
O iogurte que levo na minha lancheira de tarde é:
(0 ponto)
natural. 1
com cereais. 0
com sabores. 0
danoninhos. 2
líquido. 2
nada a referir. 12
17.
A bebida que levo na minha lancheira de manhã é:
(0 ponto)
néctar de fruta. 1
compota de fruta. 0
sumo de néctar. 0
ice tea. 6
outro sumo. 2
nada a referir. 8
18.
A bebida que levo na minha lancheira de tarde é:
(0 ponto)
néctar de fruta. 1
compota de fruta. 0
sumo de néctar. 0
ice tea. 4
outro sumo. 0
nada a referir. 12
19.
A fruta que levo na minha lancheira de manhã é:
(0 ponto)
banana. 0
pêra. 0
maçã. 3
uvas. 0
pêssego. 0
laranja. 0
tomate. 0
cenouras. 0
nada a referir. 14
20.
A fruta que levo na minha lancheira de tarde é:
(0 ponto)
banana. 2
pêra. 0
maçã. 1
uvas. 0
pêssego. 0
laranja. 0
tomate. 0
cenouras. 0
nada a referir. 14
21.
A bolacha que levo na minha lancheira de manhã é:
(0 ponto)
torrada. 1
de chocolate. 6
de milho. 0
maria (manteiga). 4
de arroz. 0
nada a referir. 6
22.
A bolacha que levo na minha lancheira de tarde é:
(0 ponto)
torrada. 1
de chocolate. 5
de milho. 0
maria (manteiga). 4
de arroz. 0
nada a referir. 7

Memória descritiva:
Num primeiro momento foi feita uma abordagem ao tema através de uma conversa onde procurámos sensibilizar e envolver de forma positiva e não punitiva para o assunto.
Da conversa resultou que a melhor forma de termos uma panorâmica abrangente e anónima do tema seria a realização de um inquérito tendo para isso utilizado a plataforma forms para uma fácil interpretação dos resultados.
Analisados os inquéritos numa lógica individual e coletiva construímos um painel com as dimensões ( ), com as embalagens dos diferentes produtos trazidos para o lanche. O painel encontra-se afixado num dos corredores da escola.
Posteriormente tivemos a visita da equipa de saúde escolar do Centro de Saúde de Arganil, composta por uma enfermeira e uma nutricionista, as quais, reforçaram conceitos e “lançaram” um olhar crítico numa perspectiva de “custo e benefício” que o exagero no consumo de açúcar pode ter na nossa saúde. Fizeram também uma análise pedagógica às lancheiras dos alunos.
Foi um trabalho que teve o agrado dos alunos na sua realização, num primeiro momento na resposta ao inquérito (meio digital – forms), tratamento de dados e por fim a construção do painel para uma demonstração resumida dos dados recolhidos de forma apelativa e de simples leitura.
Como resultado final todos os alunos reconheceram que o consumo exagerado de alimentos com açúcar são prejudiciais à saúde. Devemos por isso, antes de consumir, reunir a máxima informação sobre o alimento para que de forma consciente seja tomada uma decisão para a elaboração do seu lanche.

Registo fotográfico: