Trabalhos 2021/2022

Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Aveiro)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Após a aplicação do inquérito aos 85 alunos (3.º e 4.º anos) e respetiva análise dos resultados, foram selecionados os seguintes produtos:
Bebidas - Leite branco e Leite achocolatado (marca fornecida a todos os alunos); Ice-Tea; Sumo de fruta em frasco e Sumo de fruta em pacote (marca Compal), Água;
Pão, bolachas e bolos – Bolachas (tipo marca Maria); Bolachas Digestivas, Barra de Cereais e Bolachas recheadas com chocolate;
Iogurtes – Iogurte Natural, Iogurte de Aromas, Iogurte com pepitas de chocolate, Iogurte Polpa de Fruta, Iogurte com pedaços de fruta;
Frutas- Banana, Uva; Morango e Maçã

Memória descritiva:
Dimensões do cartaz: 100 cm x 130 cm
Materiais utlizados: Embalagens vazias, açúcar em torrões, marcadores, lápis de cor, cola (quente e bisnaga), folha de papel, cartolina e cartão reutilizado (base).
Local onde está afixado: Cantina Escolar
Fases do trabalho:
- Aplicação de um inquérito sobre os alimentos mais consumidos ao lanche;
- Análise dos resultados do inquérito, elaboração de tabelas de frequência e de gráficos (Excel);
- Registo das principais conclusões e seleção dos alimentos a serem objeto de análise, no que respeita à quantidade de açúcar;
- Análise de rótulos;
- Pesquisa na Web (Google), no que se refere a alimentos como as frutas (quantidade de açúcar aproximado presente numa unidade);
- Verificação de que a leitura de rótulos pode estar na razão da quantidade de açúcar por 100mg ou 100ml;
- Verificação de que a leitura de rótulos pode estar na razão da quantidade de açúcar pela capacidade ou massa do alimento presente na embalagem
- Registo com o nome dos produtos selecionados e respetiva quantidade de açúcar por 100ml/mg e por capacidade ou massa total do produto escolhido (por forma a estabelecer comparação);
- Realização de cálculos sobre o número de blocos de açúcar necessários (cerca de 5g) para representar a massa de açúcar existente em cada produto;
- Organização e construção do cartaz;
- Diálogo e reflexão no que concerne às consequências do consumo excessivo de açúcar;
- Exemplificação de diferentes opões de lanches saudáveis;
- Comunicação ao jornal escolar do trabalho desenvolvido e das conclusões do estudo efetuado.
Este trabalho foi organizado coletivamente pelos 3º e 4º anos da EBS Dr. Jaime Magalhães Lima_Esgueira.

Registo fotográfico: