Trabalhos 2021/2022

Escola Básica Dr Francisco Sanches (Braga)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Com o objetivo de averiguar o tipo de alimentos que os alunos da escola consomem de forma mais regular aos lanches, foi elaborado um inquérito, no GoogleForms, no qual os alunos, mediante a apresentação de um leque variado de opções, assinalaram os alimentos que, de forma regular, compõem os seus lanches. Para que nenhuma opção fosse esquecida, o inquérito terminava com uma questão onde os alunos poderiam identificar outros alimentos que não constassem da lista apresentada.
Responderam ao inquérito 108 alunos: 69 alunos do 9.º ano, 4 alunos do 8.º ano, 33 alunos do 7.º ano e 2 alunos do 5.º ano.
Entre as opções apresentadas os alimentos mais selecionados foram:
- Pão (77%)
- Água (74.1%)
- Fruta (52.8%)
- Leite achocolatado (42.6%)
- Néctares de fruta (35.2%)
- Cereais de pequenos almoço (Chocapic, Estrelitas, etc.)(33.3%)

Memória descritiva:
Para a elaboração do “Painel dos Alimentos: Açúcar ao lanche” utilizou-se um conjunto de materiais, muito variado, tentando fugir-se, deste forma, à tradicional utilização de cartolinas, lápis e cola.
Utilizaram-se, assim, os seguintes materiais: Ripa velha de madeira, de 2,40 m, existente na arrecadação da escola, 6 balões de papel de cores variadas, 6 copos de papel brancos reutilizados e devidamente lavados e secos, pompons coloridos de roupa de criança usada, molas de madeira com estrelas decorativas, fio de pesca, ráfia reutilizada de ramos de flores, spray branco, alimentos / embalagens representativas dos alimentos consumidos, pelos alunos, ao lanche e trazidos pelos mesmos, sacos de plástico transparentes reutilizados, açúcar e restos de cartolina branca.
O projeto consiste numa ripa de madeira, previamente pintada com spray branco, onde se encontram suspensos 6 balões de ar quente. Estes foram recriados recorrendo a balões de papel coloridos, nos quais se pendurou com ráfia copos de papel brancos, que simulam o cesto dos balões de ar quente. Os fios de ráfia foram ornamentados com estrelas de madeira e os copos com pompons coloridos. Dentro do cesto de cada um dos balões foram colocados os alimentos identificados no inquérito como sendo os mais consumidos pelos alunos na hora do lanche. Por baixo do cesto foram colocados saquinhos de plástico transparentes com a respetiva quantidade de açúcar presente em cada um dos alimentos e, que foi verificada no rótulo dos alimentos ou calculada com base no peso dos mesmos e a informação existente na internet.
O título do projeto, bem como a identificação da escola e os respetivos logótipos, foram colocados na ripa de madeira. Estes foram elaborados em cartolina branca, recortada em forma de nuvens.
O projeto, elaborado pelos alunos do 9.º ano da escola, foi afixado junto ao bar dos alunos, imediatamente, à frente da cantina escolar, área privilegiada para a realização das refeições e frequentada por, praticamente, toda a comunidade escolar.
Embora todos os alunos do 9.º ano tenham participado na realização do projeto, os alunos do 9.º 7 tiveram um papel mais ativo na afixação do mesmo, motivo pelo qual são este alunos que se encontram nas fotografias enviadas.

Registo fotográfico: