Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Os alunos do 9º ano responderam a um inquérito relacionado com os seus hábitos alimentares ao lanche.
Na questão 1 - Costumas lanchar diariamente? 64% respondeu Sim; 10% Não e 26% Às vezes
Na questão 2 - Assinala a bebida açucarada que costumas ingerir ao lanche. 23% respondeu Leite com chocolate; 18%Sumo natural; 25% Sumo de pacote; 10%iogurte; 10% água; 14% outras bebidas
Na questão 3 - Assinala o que costumas ingerir ao lanche. 26% respondeu pão com manteiga; 10% pão simples; 12% pão misto; 12% Fruta (maçã, banana, uvas...); 22% bolachas; 15% cereais e/ou barritas e 5% pão com doce; 3% croissant.
Na questão 4 - O consumo excessivo de açúcar no organismo. 100% dos alunos reconhece que pode provocar doenças cardiovasculares, a obesidade e a diabetes.
Na questão 5 - Classifica o teu lanche, quanto ao teor de açúcar. 13% Muito Bom, ingerem pouco açúcar; 47% respondeu Bom; 26% Satisfatório; 8% pouco satisfatório e 8% Mau considera ingerir muito açúcar ao lanche.

Memória descritiva:
A turma realizou um questionário prévio relacionado com os alimentos consumidos ao lanche e o seu conhecimento sobre o açúcar “escondido” nesses alimentos. Posteriormente reuniram embalagens dos alimentos consumidos ao lanche, desenhos e modelos dos mesmos, assim como pacotes de açúcar vazios. Estes objetos serviram para a construção de um painel, em papel de cenário, representativo da quantidade de açúcar presente em cada alimento. Como medida base foi usado e destacado o pacote de açúcar.
Em grupo, os alunos elegeram a frase mais emblemática para captar a atenção da comunidade educativa, “Meninos fofinhos não comem docinhos” e espalharam esferovite para decorar o painel representativo do açúcar ao lanche. O painel tem a dimensão aproximada de 1,20m2 *1,10m2 e foi afixado na cantina da escola.

Registo fotográfico: