Trabalhos 2021/2022

Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas (Porto)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Após a realização do inquérito os alimentos selecionados foram:
Bolachas Oreo
Bolachas com pepitas de chocolate
Bolachas belga
Coca-cola
Refrigerante Ice-tea
Leite achocolatado
Iogurte Magro
Chocolate milka

Memória descritiva:
O desafio “Painel dos alimentos - Açúcar ao lanche” teve a participação dos alunos do 7.º ano de escolaridade da turma D.
A elaboração deste painel foi efetuada numa perspectiva interdisciplinar, participaram as disciplinas de Português, Físico-Química, Cidadania e Desenvolvimento, Inglês e Espanhol.
Os alunos depois de responderem ao inquérito “Açúcar ao lanche”, trataram os resultados obtidos e selecionaram os produtos alimentares mais consumidos ao lanche, dentro e fora da escola.
O painel foi desenvolvido efetuando uma abordagem ao tema do açúcar nos alimentos, as quantidades que devemos ingerir diariamente e as consequências do consumo abusivo deste nutriente. No entanto, também foi objetivo deste trabalho abordar e aplicar os conteúdos estudados na disciplina de Físico-Química, nomeadamente, os alunos através da análise de rótulos dos diferentes alimentos inferiram que todos estes materiais são misturas de substâncias.Este tema foi facilmente enquadrado nas aprendizagens essenciais do programa da disciplina. Através da análise destes rótulos foi possível caracterizar qualitativamente e quantitativamente uma solução e determinar a sua concentração em massa para o soluto açúcar. Os alunos efetuaram os cálculos para determinar a quantidade de açúcar ingerido com determinados alimentos.
Na disciplina de Inglês foram analisados os rótulos de alimentos e foram analisadas as quantidades máximas a serem ingeridas tendo em conta a idade dos indivíduos.Também nesta disciplina foram analisadas as informações que os rótulos fornecem sobre os conteúdos dos alimentos e que nos ajudam a fazer escolas mais saudáveis. Foram analisados os rótulos dos semáforos que mostram se não é prejudicial ingerir aquele alimento com frequência (verde), com bastante frequência (amarelo) ou apenas ocasionalmente (vermelho). Foram ainda analisados os riscos e doenças associadas ao consumo de açúcar em excesso. Os alunos também estudaram os benefícios de reduzir o consumo de açúcar. Os trabalhos realizados no âmbito da disciplina de inglês são apresentados em língua inglesa.
Os temas foram trabalhados e reforçados na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
Os alunos decidiram ainda efetuar um diálogo sobre a ingestão de alimentos com açúcar. O objetivo desta “banda desenhada” é chamar a atenção das pessoas que possam visualizar este painel. Assim, os alunos criaram quatro personagens, das quais fizeram uma caracterização física e efetuaram o seu retrato. Posteriormente, criaram um diálogo sobre a ingestão de alimentos com açúcar. O diálogo foi efetuado na disciplina de português e espanhol.
Para a construção do painel foram utilizados os seguintes materiais: cartolina, papel, tesouras, réguas, impressão a cores rótulos de alimentos e personagens, cola, canetas, cortiça autocolante e folhas de papel de várias cores.
O painel foi colocado no bar da escola por decisão dos alunos.
O painel é de 1m x1,3m de área, sendo a base de cortiça e cartolina azul, onde foram efetuadas colagens das imagens selecionadas e tratadas em computador, dos rótulos analisados, das personagens desenhadas pelos alunos e balões com os diálogos estabelecidos.

Registo fotográfico: