Trabalhos 2021/2022

Colégio D. Duarte (Porto)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
1. Do debate decorrido no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, referente ao Domínio Saúde, entre os alunos dos 7.º e 8.º anos de escolaridade, verificou-se que os seguintes alimentos são frequentes nos seus lanches:
a. Bebidas açucaradas: néctares, sumos gaseificados, bebidas tipo “ice tea”; leites achocolatados;
b. Gomas, rebuçados, chocolates e outros doces equiparados.
c. Bolos, nomeadamente croissants, bolas de Berlim, pastéis de nata, entre outros;
d. Cereais: de chocolate na sua maioria, com pepitas de chocolate e corn flakes (sem adição de leite);
e. Bolachas: com recheio, de chocolate, baunilhadas, com pepitas de chocolate, etc.

Memória descritiva:
1. O desenvolvimento da atividade sobre o Painel dos Alimentos– açúcar ao lanche, desenvolveu-se no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, referente ao Domínio Saúde, entre os alunos dos 7.º e 8.º anos de escolaridade, tendo passado pelas seguintes fases:
a. Observação e discussão do vídeo “Somos o que comemos: a saúde e o açúcar menos visível”. Nesta fase os alunos discutiram sobre os malefícios do açúcar e o modo como ele se encontra nos alimentos, ainda que aparentemente de uma forma “invisível”. Os alunos observaram e discutiram a informação de rótulos e identificaram e relacionaram a ordem pela qual os ingredientes são apresentados. Os alunos concluíram que o açúcar está presente em diversos alimentos, mesmo naqueles que não faria qualquer sentido, como no pão, por exemplo. Os alunos reconheceram que desconheciam a presença de açúcar na maioria dos alimentos, especialmente nas percentagens mostradas.
b. Conversa com os alunos sobre o que trazem para os lanches e identificação desses alimentos. Após a visualização e debate do vídeo supra referido, os alunos identificaram os alimentos que trouxeram para os lanches do dia, bem como reconheceram o padrão estabelecido durante os restantes dias da semana. Os alunos enumeraram os alimentos descritos e constataram que existe uma grande quantidade de açúcar a ser consumida de uma forma pouco consciente.
c. Elaboração de grupos de trabalho. Os alunos foram divididos em grupos e definiram, em conjunto com a docente, que era mais interessante cada grupo trabalhar numa área específica: doces, cereais, bebidas, bolos e bolachas. Cada grupo registou os alimentos referidos anteriormente respeitantes ao seu grupo de trabalho e iniciaram a pesquisa sobre a quantidade de açúcar presente nos mesmos. Alguns grupos decidiram colocar a quantidade de açúcar por 100g de alimento, outros preferiram indicar a quantidade total de açúcar naquele alimento.
d. Elaboração dos cartazes. Após identificação dos alimentos e respetiva quantidade de açúcar, cada grupo decidiu como iria apresentar o cartaz, passando deste modo a elaboração do mesmo. Cada grupo fez um cartaz que surtiu no painel final.
e. Apresentação do trabalho. Cada grupo apresentou o seu trabalho para turma, promovendo um debate entre os colegas no sentido de refletirem e concluírem sobre os malefícios da ingestão reiterada daqueles alimentos.
f. Exposição dos trabalhos. O Painel, desenvolvido pelos alunos foi exposto para a comunidade escolar, sendo lançado à comunidade o desafio de identificarem o alimento, de cada grupo, com maior quantidade de açúcar, antes de verem a respetiva descrição. Na maioria dos casos verificou-se uma consciência dos mesmos.
g. Construção do Painel Final e colocação na sala de refeições. Por último, os alunos compuseram o painel final com os 4 cartazes que consideraram ser mais apelativos e importantes para a consciencialização dos restantes colegas do Colégio e colocaram-no na sala de refeições dos alunos.

Registo fotográfico: