Trabalhos 2021/2022

Centro Escolar de S. Miguel de Poiares (Vila Nova de Poiares)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Do resultado do inquérito, foram selecionados, como sendo os alimentos de maior consumo ao lanche, os seguintes: diversos iogurtes, sumos de fruta, barritas de cereais, diversos tipos de bolachas e queques.

Memória descritiva:
Este projeto foi desenvolvido pelas crianças do 2º ano, 23 alunos, com idades compreendidas entre os sete e os nove anos.
O projeto foi apresentado e iniciou-se com a observação e recolha de embalagens dos alimentos que as crianças traziam para o seu lanche. Depois realizou-se um inquérito e o tratamento de dados, tendo as crianças procedido ao preenchimento de uma tabela de frequências e de um gráfico barras, acerca dos produtos mais consumidos pelos mesmos ao lanche (na escola ou em casa).
Após estas atividades, foram questionados relativamente à quantidade de açúcar, sendo que, para a grande maioria, teriam pouco açúcar.
Posteriormente, foram selecionados oito dos produtos mais consumidos. Em grupo, analisaram a informação nutricional, observando e registando a quantidade de açúcar contida em cada um dos produtos alimentares.
A seguir, com recurso a uma balança digital, efetuaram o enchimento de sacos com a quantidade de açúcar que haviam registado.
A perplexidade foi geral, perante a quantidade de colheres de açúcar que necessitaram.
As crianças, com a realização destas atividades, concluíram que a maioria dos produtos alimentares consumidos ao lanche, tem muito açúcar.
Aproveitou-se para sensibilizar as crianças para as consequências do consumo excessivo de açúcar e para procederem a uma seleção de produtos alimentares mais saudáveis.
O painel foi construído com a participação de todas as crianças do 2º ano, usando-se as embalagens dos seus lanches. Recorreu-se à reutilização de vários materiais para construção do painel, tendo-se recorrido a uma caixa de cartão de uma televisão (dimensões: 1,60m x 1m), a tampinhas dos iogurtes e de saquetas de fruta, a caixas de cartão de cereais e bolachas (para as frases), a uma cartolina, a folhas brancas, a marcadores, a cola…
O projeto foi desenvolvido relacionando diversos conteúdos de diferentes disciplinas do currículo, como: Matemática: Estudo do Meio, Expressão Plástica e Educação para a Cidadania.
Após a conclusão do painel, este foi colocado próximo da entrada da cantina da escola, local de passagem de todos os alunos e comunidade educativa do Centro Escolar.

Registo fotográfico: