Trabalhos 2021/2022

Escola Básica Fonte dos Escudeiros (Benavente)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Após os resultados dos inquéritos, foram selecionados os seguintes alimentos:
- Leite achocolatado;
- Iogurte líquido;
- Sumo de fruta da Nestlé;
- Compal essencial;
- Barras Fitness;
- Lipton ice tea, zero;
- Mini tortitas de milho;
-Bolo recheado.

Memória descritiva:
Painel com 1m x1m
Materiais utilizados: 1 tela, cola, placa eva, feltro, marcador, sacos plásticos, açúcar, pacotes de açúcar, embalagens utilizadas nos lanches.
Idade dos alunos: 9/10 anos
Número e envolvimento dos alunos:
Na elaboração do painel, estiveram envolvidos os 24 alunos, da turma do 4ºF5.
Os alunos estão habituados a desenvolver trabalho de projeto, onde de forma colaborativa realizam e concluem os trabalhos.
Assim, todos de alguma forma deram o seu contributo positivo ao trabalho, de forma empenhada e motivada.
Como foi feita a recolha de informação:
Comecei por elaborar um questionário que refletisse os hábitos alimentares dos alunos, mais especificamente ao lanche. De seguida, todos responderam ao questionário e posteriormente, foi feita uma análise do mesmo, de forma a podermos verificar quais os alimentos mais consumidos no lanche escolar da manhã.
Este questionário e a sua análise foi trabalhado, pelos alunos, em Inglês, devido ao facto da turma estar inserida no Projeto Ensino Bilingue Precoce, com vista a ampliar o seu vocabulário.
Alimentos escolhidos e elaboração do painel:
Após a análise dos alimentos mais consumidos foi pedido aos alunos que verificassem a quantidade de açúcar que estes continham. Em conjunto, pegamos na quantidade de açúcar descrita no alimento e colocámos dentro de sacos a respetiva gramagem. Para que os alunos ficassem ainda mais despertos para a quantidade de açúcar existente em cada um dos alimentos, fizemos a transformação dessa quantidade em pacotinhos de açúcar.
Por último, refletimos sobre os malefícios do uso do açúcar em excesso escrevendo uma frase que pudesse sensibilizar todos os alunos e adultos da escola para a problemática.
Este painel foi colocado no refeitório para que toda a comunidade escolar o possa observar e divulgar. O mesmo foi divulgado através da página da escola, de forma a sensibilizar todos os encarregados de educação e suas famílias, para uma mudança de atitudes nos hábitos alimentares.

Registo fotográfico: