Trabalhos 2021/2022

Escola Básica e Secundária de Canelas (Vila Nova de Gaia)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 3º escalão: ensino secundário, profissional e superior

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
A participação no desafio Painel dos Alimentos – Açúcar ao lanche” teve início com a apresentação do mesmo à turma do 10.º F do Curso Profissional de Restaurante-bar, através da leitura do regulamento e integrou as atividades das disciplinas de Área de Integração e de Tecnologia Alimentar.
O primeiro passo para a sua concretização, foi a realização de um inquérito sobre os alimentos açucarados que mais consomem ao lanche. No entanto, dado o reduzido número de alunos da turma – apenas dez – e porque pretendíamos que o painel fosse significativo para a nossa comunidade escolar, decidimos associar este desafio à Brigada dos Resíduos. Assim, os alunos da turma percorreram a escola e perscrutaram os caixotes do lixo, com dois objetivos: verificar a separação dos resíduos e fazer o levantamento dos alimentos que os alunos da escola mais consomem ao lanche, através das embalagens que se encontravam nos caixotes do lixo.
Os produtos selecionados foram seis snacks e cinco bebidas:
- snacks – Little Bites; Belgas; Oreo; napolitanas de chocolate e gomas;
- alimentos líquidos – iogurte líquido Dan Up stracciatella; Bongo; leite achocolatado; iogurte líquido Longa Vida
O total de açúcar foi calculado por embalagem de snack ou alimento líquido e não por 100 g / 100 ml de produto, dado ser esta a quantidade de produto ingerida em cada lanche.

Memória descritiva:
O painel possui 1,12 m2 (larg. 1,175 m x alt. 0,955 m) e foi construído sob uma base que vem com as paletes de caixas papel de fotocópia. Para que, futuramente, esta base possa ser reutilizada, optamos por colar com fita cola enrolada os elementos do painel e não com cola líquida ou baton.
Para a sua construção, foram utilizadas duas cartolinas vermelhas que sobraram de uma atividade anteriormente realizada e o título foi pintado com marcadores de quadro branco recarregáveis. Estas cartolinas foram recortadas em retângulos, sob os quais foram colocados cada produto e respetiva quantidade de açúcar, para facilitar a leitura da informação.
Optamos por representar as quantidades de açúcar com pacotinhos individuais (5|6 g) e não cubos nem saquinhos transparentes com o total de açúcar por alimento, por considerarmos que é mais significativa para nós a informação, dado o nosso hábito cultural de utilizar pacotes de açúcar. Esta decisão implicou um ligeiro arredondamento nas quantidades de açúcar por snack, que nos parece irrelevante, face à vantagem da facilidade de leitura e compreensão da informação. Para que não fiquem dúvidas, o painel tem uma legenda muito simples, indicativa da quantidade de açúcar por embalagem.
Este painel encontra-se afixado no refeitório, integrando um conjunto de painéis relacionados com a alimentação.

Registo fotográfico: