Trabalhos 2021/2022

Escola Básica de São Pedro da Cova (Gondomar)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Foi elaborado e implementado um inquérito sobre os lanches dos alunos do 3º ciclo da comunidade escolar EB 2,3 de São Pedro da Cova e cujos resultados se encontram representados nos gráficos seguintes:
24,9% não levaram merendas para a escola
20,8 % não o fizeram com regularidade
Estes valores são preocupantes, pois, e acrescentando o facto que alguns alunos não tomam o pequeno-almoço, significa que alguns alunos passam toda a manhã sem ingerirem alimentos, facto que tem impacto sobre a sua capacidade de concentração e aprendizagem.
Bebidas frequentes no lanche:
20,1% refrigerantes açucarados;
17,7% leite com chocolate;
13,5% iogurte de aromas e sumo natural, que também têm um teor elevado de açúcar, natural ou adicionado.
Alimentos sólidos mais frequentes:
25% bolachas;
24,4% pão de leite e pão de forma, bolos e produtos de pastelaria;
19,5% pão com fiambre, queijo ou manteiga;
Conclusão:
Os resultados do inquérito indicam um excesso de consumo de açúcar livre, já que muitos dos produtos alimentares consumidos ultrapassam a quantidade diária deste tipo de açúcares que deve ser ingerida pelas crianças e jovens.
Assim, as crianças e os jovens, nos seus lanches futuros, devem promover/aumentar o consumo de bebidas como a água, o leite simples, e de alimentos como a fruta fresca, os cereais integrais, com variedades de pão mais escuro, e a inclusão nas merendas de hortícolas frescos como a cenoura, o tomate, a alface e outros vegetais folhosos.
Outros alimentos a promover são as oleaginosas (nozes, avelãs, amendoins) e as leguminosas (como o feijão e o grão de bico) que podem ser transformadas em purés e pastas para barrar o pão ou acompanharem alguns legumes e hortícolas frescos.

Memória descritiva:
Neste âmbito os alunos do 9.º ano elaboraram, em grupo, um inquérito sobre o lanche dos alunos que traziam para a escola, com as seguintes perguntas:
1-Trazer lanche
- Sim
- Não
-Por vezes.
2- No teu lanche, maioria das vezes, trazer para beber..
-leite
-leite com chocolate
-Sumo/refrigerante
-Sumo natural
- iogurte de aromas
- iogurte com cereais de chocolate/ pintarolas
-água
-outros___
3.No teu Lanche, na maioria das vezes, trazes para comer…
- Pão com queijo, fiambre, manteiga…
- pão com chocolate
- pão de leite ou pão de forma com queijo, fiambre, manteiga…
- bolo, bollycao, donuts, panika, manhãzito, madalenas, Kinder bueno..
- bolachas
-gomas ou outro tipo de doces
- fruta
- barras energéticas
-outros
Depois colocaram o inquérito no Google forms de modo a que todos os alunos da comunidade escolar pudessem responder ao mesmo online.
Após análise detalhada dos resultados (já descrita no ponto análise do inquérito) os alunos elaboraram um cartaz, de modo a dar a conhecer à comunidade escolar, os lanches consumidos e a quantidade de açúcar que continham, assim como, os seus malefícios. Neste seguimento, os mesmos apresentaram sugestões de lanches saudáveis com as respetivas quantidades de açúcar (muito menores)…
No final, esta atividade foi divulgada e discutida, pelos alunos do 9.º ano, às diferentes turmas dos outros anos de escolaridade. Por último, os alunos fizeram uma auto e heteroavaliação da atividade e respetivas sugestões de melhoria.
MATERIAL USADO – papel de cenário; folhas A4 de várias cores; material de escrita; embalagem de alimentos vazias dos lanches dos alunos; açúcar, Frutas de plásticos (de reciclagem dos brinquedos dos alunos) sacos de plástico com açúcar; balança, cola, agrafador; máquina fotográfica.
Local de afixação – Átrio da entrada da escola
Dimensões do cartaz – 1,50x1,25 m

Registo fotográfico: