Trabalhos 2021/2022

Seixal International School (Seixal)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Na nossa sala, fizemos um inquérito aos alunos, o qual questionava sobre o tipo de alimentos que os alunos preferiam ao lanche. Este inquérito, tendo sido feito para uma população-alvo de 1º e 2º ano, e por esta razão, ainda no processo de aquisição de leitura e escrita, foi maioritariamente feito com imagens, nas quais os alunos teriam de dar a cada alimento uma pontuação (maior pontuação se o alimento fosse da sua preferência ou menor pontuação, se pelo contrário, não fazia parte dos seus gostos pessoais). Os resultados foram muito díspares e a turma ainda se divide em dois grandes grupos. Cerca de metade da turma disse preferir trazer nas suas lancheiras os alimentos processados e com mais açúcares, enquanto a outra metade (curiosamente, a metade responsável por trazer os lanches saudáveis), disse preferir as opções baseadas em frutas, legumes e sumos naturais. Foi assim que nasceu então a vontade de fazermos este Projeto, aliciando toda a turma a uma prática mais consciente, na qual os Encarregados de Educação tiveram um papel fundamental, de trazerem até à nossa sala de aula, os alimentos consumidos em contexto de casa e que pudessem conter uma maior quantidade de açúcar. Os pais foram trazendo as embalagens ao longo de um mês e decorrido esse tempo, pusemos mãos à obra! Os alimentos selecionados foram os mais variados dentro do leque de opções que nos trouxeram, desde refrigerantes, leites açucarados, sumos, pacotes de bolachas/cereais e ainda batatas fritas.

Memória descritiva:
Na sala do 1º e do 2º ano da Seixal International School, ao longo do ano, os Encarregados de Educação da turma foram efetivamente pioneiros de uma grande alteração saudável relativamente à alimentação. As lancheiras trazidas de casa, para o lanche de final da tarde, passaram a ter alimentos saudáveis e a pouco e pouco, foi contagiante e vários alunos passaram a aderir a esta mudança: os leites com chocolate e os alimentos altamente processados e cheios de açúcar foram trocados por outros, vegetais crus ou salteados, ovos cozidos e muita fruta!
Neste Projeto, para além de estarmos a ser mais conscientes perante a nossa saúde, fizemos contagens e comparações de quantidades, com a ajuda da balança que temos em sala, o que também foi igualmente interessante para fazer a ligação com os conteúdos matemáticos
trabalhados neste 3º Período. Os alunos tiveram sempre um papel ativo no decorrer do projeto e participaram nas várias fases de execução do mesmo.
O painel foi colocado no refeitório, tendo as dimensões de 1m largura e 2m comprimento. Os materiais utilizados foram: papel de cenário, sacos de plástico e as variadas embalagens dos alimentos trazidos.

Registo fotográfico: