Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária Dr. Júlio Martins (Chaves)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
O inquérito foi realizado nas turmas do 5º e 6º ano e aos alunos do Clube Sustentável.
Após analisar o resultado do inquérito, verificamos que existe um consumo excessivo de açúcar ao lanche, quer dentro (com os lanches que vem de casa ou comprados fora da escola), quer fora da escola.
De seguida, fizemos a seleção dos alimentos (com mais alto teor de açúcar) a expor no painel, de acordo com o resultado do inquérito, que veio de encontro às embalagens observadas nos caixotes do lixo/ecopontos da escola (água, refrigerantes, sumos, iogurtes, leites, bolachas, snacks, chocolates, gomas, fruta desidratada…).

Memória descritiva:
Este desafio foi desenvolvido no Clube Sustentável (por quinze alunos do 5º e 6º ano) e com a participação dos Delegados Eco-Escolas, das catorze turmas do 5º e 6º ano.
Após a análise dos resultados do inquérito e seleção dos alimentos, passou-se à parte prática, ou seja, à elaboração do painel do açúcar escondido.
Para a base do painel utilizamos um placard, que foi decorado com o título e com uma moldura em papel crepe. Depois, fizemos a higienização das embalagens e a verificação minuciosa nutricional dos rótulos, tendo em especial atenção a contabilização do açúcar. Seguidamente, com a utilização da balança de precisão do laboratório de ciências, procedemos ao peso do açúcar que cada embalagem continha e colocamos em sacos. Sacos esses, que foram colocados no placard junto à embalagem correspondente, assim como, a etiqueta com as gramas representadas. De salientar, que em dois alimentos se optou por colocar o açúcar e a etiqueta de uma porção da existente na embalagem (chocolate e gomas).
A realização/observação do painel foi uma tomada de consciencialização da existência do açúcar escondido nos alimentos e o quão são prejudiciais à nossa saúde
O painel foi colocado no espaço que fica entre o bar e a entrada da cantina.
Este desafio foi fundamental para alertar e consciencializar a comunidade escolar, sobre a problemática do excesso de açúcar escondido existente nos alimentos “uma imagem vale mais que mil palavras”.
Material utilizado: placard, cartolinas, papel branco, papel crepe, cola UHU, cola quente, fita cola, embalagens dos alimentos, balança precisão, colher, copo, açúcar, sacos e computador.
Dimensões do painel: 1,60m X 1,30m
Local de afixação: entre ao bar e a entrada da cantina

Registo fotográfico: