Trabalhos 2021/2022

Jardim do Fraldinhas (Leiria)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Do inquérito realizado às crianças os alimentos selecionados foram: Cereais Estrelitas; Cereais Corn Flakes Go Free; Embalagem de miolo de amêndoa, Sumo Compal, Barrita Cereais Nesquik; Tostas de trigo; Leite meio gordo; Tortitas de arroz; Leite achocolatado meio gordo; Chocolate; Bolachas; Iogurte; Bolo chocolate.

Memória descritiva:
Na sequência da integração no projeto internacional de intervenção comunitária, destinada à população infantil Eco-Escolas da “Foudation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), realizou-se o projeto “Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche” incorporado na temática “Alimentação Saudável e Sustentável”.
Uma vez que o objetivo era sensibilizar as crianças sobre o açúcar “escondido” nos alimentos comumente consumidos ao lanche, realizou-se primeiramente uma atividade prática com as crianças através de um material didático, onde o desafio era identificar os alimentos mais saudáveis (com menos teores de açúcar, sal e gorduras) e os menos saudáveis (com maiores teores de açúcar, sal e gordura), sem nenhuma informação anterior e/ou o auxílio de materiais.
Após a realização desta atividade foi feito um inquérito verbal às crianças e o levantamento dos alimentos que eram mais vezes consumidos ao lanche, dentro e fora da instituição.
De seguida as crianças foram divididas em grupos e, através da utilização e aplicação do “Descodificador de Rótulos” disponibilizado pelo Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável da Direção Geral da Saúde, existiu a oportunidade de aprenderem: o que podemos encontrar nas embalagens dos alimentos, onde está a lista de ingredientes e em que ordem é que aparecem, o que significa a Declaração Nutricional dos alimentos e como podemos ver se são alimentos nutritivos ou não.
Posteriormente, as crianças identificaram a quantidade de açúcar contida em cada alimento (por 100g), pesaram essa mesma quantidade com o auxílio de uma balança digital de cozinha, colocaram dentro de sacos transparentes e expuseram no painel, contribuindo assim para a sua montagem.
Por fim, foi solicitado que, em conjunto, realizassem uma ilustração livre ao painel efetuado.
A exposição do painel dos colocada no hall de entrada da escola, para que o impacto fosse o maior possível.

Registo fotográfico: