Trabalhos 2021/2022

Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira (Moimenta da Beira)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Foram selecionados os três mais votados de cada uma das categorias.
Aperitivos preferidos: panados (64,6%), batatas frita camponesas, pipocas [e folhados de salsicha] (56,9%)
Aperitivos mais consumidos: batatas fritas em azeite (60%), panados (52,3%) e pipocas (43%)
Bebida preferida: água (58,5%), ice tea (52,3%), bongo (30,8%)
Bebida mais ingerida: [água (84,6%), ice tea (50,8%)], coca-cola (44,6%); leite (38,5%)
Tipo de bolacha que mais gosta: Oreo (70,8%), Cookies (53,8%), Filipinos (47,7%)
Tipo de bolacha que mais consome: [Oreo (63,5%), Cookies (46%)], Maria (42,9%), Poker (41,3%), Bolachas de Arroz (36,5%)
Doce favorito: gomas (60%), chocolates (55,4%), pastilhas (43,1%)
Doce que mais consome: [gomas (55,4%), chocolates (52,3%), pastilhas (41,5%)] chupas (16,9%), rebuçados (13,8%)

Memória descritiva:
O desafio “Painel dos Alimentos: açúcar ao lanche” foi realizado pela turma A do 8º ano, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito do domínio “Saúde”.
Os alunos da turma foram divididos em quatro grupos: “Aperitivos”, “Bebidas”, “Bolachas” e “Doces” e cada grupo ficou encarregue da elaboração de um inquérito, em formato Formulário da Google, que permitisse saber quais os itens de cada tema que os alunos mais gostam e mais consomem. O trabalho foi depois articulado, apresentando-se num único inquérito. Este foi enviado às restantes turmas do oitavo ano, tendo sido recolhidas respostas para um total de 65 inquiridos.
Para cada uma das questões (“Aperitivos/Bebidas/Doces/Bolachas que mais gostas”, “… que mais consomes”) era apresentada uma variada lista de produtos e solicitado que os alunos indicassem 6. Os três mais votados em cada uma das categorias, foi selecionado para ser apresentado no painel.
Os alunos pesquisaram que quantidade de açúcar continha 100 g de cada uma das escolhas selecionadas.
Utilizaram embalagens já usadas dos produtos ou, quando não foi possível, figuras dos mesmos.
Utilizando uma balança, mediram a quantidade de açúcar contido em cada um deles ou calculou o número de pacotes de açúcar em que essa quantidade existe.
O painel, construído com três placas de gesso cartonado e revestido por papel de cenário, com cerca de 3,0 m x 1,20 m, foi afixado numa parede da cantina da escola sede do Agrupamento.

Registo fotográfico: