Trabalhos 2021/2022

Escola EB1/JI Sintra (Sintra)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
A turma que fez este estudo é de 3º e 4º ano e é constituída por 15 alunos.
Foi proposto a cada aluno da turma fazer um registo dos seus lanches durante uma semana. No final foi feita uma tabela com a incidência de alguns dos alimentos considerados menos saudáveis pela quantidade de açúcar, ou pelo facto de virem embalados em plástico, e não ser amigo do ambiente.
Os resultados foram os seguintes:
- 12/15 trouxeram bolachas
- 11/15 bolos embalados
- 10/15 leite com muito chocolate
- 8/15 pão com chocolate embalado
- 8/15 panquecas embaladas
- 5/15 sumos/néctares
- 4/15 refrigerantes
- 3/15 bolos de pastelaria
- 1/15 batatas fritas
A escolha sobre estes alimentos tem os seguintes motivos: são muito práticos (compram em embalagens com grandes quantidades), têm um prazo de validade grande, não precisam de frio na sua conservação nas lancheiras, têm preços baixos ou médios e fazem parte dos hábitos alimentares das crianças /famílias.
Foi explicado à turma o que significa ingerir com frequência um alimento e para cada item os alunos que o consumiam levantavam a mão.
Esses dados foram então registados nas tabelas que se seguem

Memória descritiva:
Após o levantamento dos lanches, os alunos fizeram uma pesquisa sobre a quantidade de açúcar e de gordura contida nos alimentos e abordaram os malefícios dos mesmos na nossa saúde.
Cada aluno foi convidado a registar as suas conclusões numa folha A4, para ser afixado num painel em cartolina com cerca de 1m2, que foi afixado no placard do hall de acesso ao refeitório da escola.

Registo fotográfico: