Trabalhos 2021/2022

International School of Palmela (Palmela)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Resultados do Inquérito (Inquérito em anexo)
O inquérito foi aplicado a 23 alunos da turma do 4º ano (Stage 5) da International School of Palmela. O inquérito tinha como objetivo saber quais os alimentos que os alunos mais consomem ao lanche. Posteriormente analisaram-se as respostas e selecionaram-se os alimentos mais frequentes.
O projeto do painel dos alimentos – açúcar ao lanche - foi realizado pela turma do 5º ano (Stage 6A), tendo em conta os questionários aplicados à turma do 4º ano (Stage 5).
Tabela 1 – Alimentos mais frequentes tendo em conta a análise dos questionários
Alimentos mais frequentes Nº Alunos
Frutas/Legumes Maça 15
Banana 9
Bolachas Bolachas Oreo 12
Bolachas Maria 9
Refrigerantes Compal 10
Ice Tea 10
Pão/Sanduiche/outros Tosta de queijo 13
Pizza 10
Batatas fritas 5
Leite Leite simples 5
Leite com chocolate 8
Tabela 2 - Produtos selecionados (processados) para a elaboração do painel
Bolachas Oreo
Bolachas Maria
Refrigerantes Compal
Ice Tea
Pão/Sanduíche/outro
Pizza
Batatas fritas
Leite simples
Leite com chocolate

Memória descritiva:
Foi realizado um inquérito aplicado a 23 alunos da turma do 4º ano (Stage 5) da International School of Palmela. O inquérito tinha como objetivo saber quais os alimentos que os alunos mais consomem ao lanche (dentro e fora da escola). Depois de a análise das respostas selecionaram-se oito produtos que tinham sido os mais escolhidos pelas crianças, que integramos em cinco categorias (Bolachas; Refrigerantes; Pão/sanduiche/outros; Batatas fritas e Leite).
Os cálculos basearam-se na quantidade de açúcar total do produto e individual (por exemplo, uma pizza inteira e uma fatia de pizza). Afixou-se o rótulo da embalagem e uma legenda por baixo de cada produto relativo à quantidade de açúcar existente. O açúcar foi pesado numa balança e de seguida colocado em embalagens transparentes já existentes na escola. Foram ainda pesados os cubos de açúcar correspondentes para uma melhor visualização e impacto da quantidade de açúcar existente em cada produto.
Importa ainda referir que durante a nossa investigação/ análise dos rótulos de cada produto também investigamos e calculámos a quantidade de gordura existente em cada produto, uma vez que surgiram algumas dúvidas e perceções erradas quando existia menos açúcar num produto, levando-os inicialmente a considerar que não fariam tão mal à saúde. Contudo, esta informação não consta no painel, mas os cálculos dos alunos podem ser visualizados em fotografia.
No painel, sentimos ainda a necessidade de escrever alguns tópicos que descobrimos ao longo da nossa investigação para partilhar com a comunidade escolar, nomeadamente as consequências do açúcar em excesso; a quantidade de açúcar recomendada pela OMS; e como reduzir o açúcar nos nossos lanches.
- Dimensões: 1.20m por 1.20m
- Materiais utilizados: Utilizaram-se as embalagens dos alimentos/bebidas, os rótulos e imagens das próprias embalagens; cola quente; pequenos sacos de plástico reaproveitados de outras atividades existentes na escola; açúcar branco fino e em cubos; canetas de feltro; Tela 1.20/1.20; Templates de frutos de outras atividades e templates das letras para o título.
- Local afixado: O painel foi afixado perto do refeitório

Registo fotográfico: