Trabalhos 2021/2022

Escola Básica de Bela Vista (Guimarães)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Após verificação dos produtos consumidos no lanche da tarde pelos alunos da turma SL2 da Escola Básica de Bela Vista, 2.º Ano, foi elaborado um inquérito para averiguar quais os mais consumidos. Depois de aplicado individualmente, foram elaboradas contagens que se registaram numa tabela e num gráfico de pontos, verificando-se que os 6 produtos mais consumidos pelos alunos são: iogurte líquido, pão de leite com pepitas de chocolate, barritas de cereais, polpa de fruta, queque de chocolate e fruta natural (maçã).

Memória descritiva:
Turma participante: 2.º Ano (16 alunos);
Professora titular: Susana Peão;
Dimensões do Painel: 1,25m x 0, 80m.
Aproveitando a hora do lanche da tarde, deu-se início a esta atividade analisando-se os lanches que os alunos do 2.º Ano da Escola Básica de Bela Vista estavam a consumir. Em contexto de sala de aula, os alunos realizaram um inquérito individual sobre os produtos que, normalmente, consumem na escola, no lanche da tarde. A partir do mesmo, fez-se o tratamento dos dados, através do registo, por grupo, da quantidade de cada produto consumido. Ainda nesta aula, e em registo coletivo, no quadro, fez-se um apanhado geral dos resultados dos inquéritos de todos os alunos, organizando-os numa tabela e num gráfico de pontos.
Numa segunda sessão, e depois de se verificarem quais os 6 produtos mais consumidos, os alunos, em grupos, analisaram os rótulos de cada um desses produtos, centrando a sua atenção nos açúcares. Nessa análise também se realizou uma pequena pesquisa sobre a origem do açúcar e quais as transformações que este sofria até chegar a nós (consumidores).
Seguidamente, realizou-se a pesagem dos alimentos, fazendo uma leve comparação com o peso registado nos rótulos. Chamou-se à atenção dos alunos para o peso de cada produto individualmente, uma vez que alguns dos que consomem vêm em embalagens com vários e, nesse caso, é o peso total e não individual.
Numa outra aula, procedeu-se à pesagem da quantidade de açúcar que cada produto continha, baseada na análise feita de cada um dos rótulos, colocando-se em boiões plásticos separadamente.
Com todo este trabalho, refletiu-se em torno das consequências do consumo excessivo de açúcar e quais os tipos de lanche que devemos privilegiar.
No processo de desenvolvimento deste trabalho, foram consultados os sites Nutripédia e Instituto Dr. Ricardo Jorge, entre outras fontes.
Finalmente, organizaram-se os instrumentos e materiais que seriam utilizados na elaboração do painel, designadamente: lápis de grafite; régua; X-ato; cartão, desperdício fornecido por uma empresa local; tintas acrílicas; pincéis; recipientes; açúcar; boiões de polpa de fruta reutilizados; imagens e informações nutricionais dos produtos; cola; restos de fita de cetim verde; fio norte.
Após pintura dos cartões, procedeu-se ao corte de quadrados nos mesmos. Antes da junção dos cartões, fixaram-se os boiões com as respetivas quantidades de açúcar, envoltos no fio norte, de forma a ficarem suspensos nas aberturas quadradas. Posteriormente, foram recortadas as imagens dos 6 produtos e coladas na parte frontal do painel, sobre os boiões com o açúcar. As informações nutricionais de cada produto foram coladas na parte de trás do painel. Desta forma, pretende-se que o painel tenha duas faces para possibilitar duas leituras, sendo que na parte frontal se observam os produtos analisados e na parte traseira se possam observar e verificar todas as informações nutricionais relativas a cada produto. Os cortes nos cartões permitem que os boiões suspensos sejam alcançados de ambos os lados do painel.
O painel encontra-se exposto na zona de refeições, num local de passagem e bem visível a toda a comunidade escolar.

Registo fotográfico: