Trabalhos 2021/2022

Escola Básica da Malva Rosa (Vila Franca de Xira)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
A atividade foi introduzida nos grupos, B e C da Educação Pré-Escolar, a partir da observação diária dos lanches das crianças, durante um período de um mês.
Após seleção dos mais frequentes e com mais açúcar na sua composição, elaborou-se um painel que ajudava a consciencializar para as quantidades de açúcares que são ingeridas, quase sem as crianças darem conta.
Neste ponto o grupo B, já está muito mais consciente em relação ao consumo de açúcar, do que o grupo C. Apesar desta discrepância, todas as crianças concordaram num ponto... Não comeriam diretamente de uma embalagem, a quantidade de açúcar que cada produto contem na sua composição.
Devido ao ritmo de vida hoje em dia, sabemos muito bem que, comprar os produtos dos lanches em embalagens é muito mais prático do que, fazer os lanches de raiz. Não queremos que os pais/encarregados de educação passem a vida na cozinha a preparar os lanches dos filhos. Queremos sim, alertar e consciencializar os filhos, para que a mudança comece já.

Memória descritiva:
O painel de aproximadamente três metros quadrados, foi construído numa base de papel de cenário, colagem das embalagens dos alimentos selecionados e respetiva quantidade de açúcar presente na sua constituição, devidamente pesada com recurso a uma balança digital. A moldura do painel, mãos das crianças estampadas com tinta, representa a importância da participação das crianças na alteração de comportamentos dos adultos, que são os responsáveis pela confeção do lanche de todos os dias.
O painel encontra-se afixado no refeitório, onde todas as turmas da escola almoçam e têm oportunidade de observar e questionar sobre a informação constante no painel.

Registo fotográfico: