Trabalhos 2021/2022

Escola Básica do Viso (Viseu) (Viseu)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Foi elaborado um inquérito sobre os seus hábitos alimentares em três refeições: pequeno-almoço, lanche da manhã e lanche da tarde, ao qual os alunos responderam através do Classroom. Os resultados foram analisados, recorrendo a gráficos e determinaram-se os alimentos mais consumidos: pão com manteiga, pão com fiambre, cereais integrais, iogurte, bolachas (aveia foram as preferidas), leite com chocolate e fruta (maçã, banana, kiwi). Destes alimentos, selecionaram-se os mais consumidos no lanche da manhã, sobre o qual recaiu a nossa escolha. Nesta refeição os alimentos mais consumidos são: pão com fiambre, pão com manteiga, leite com chocolate, bolachas de aveia e fruta (maçã, kiwi e banana).

Memória descritiva:
Atividade desenvolvida pelos alunos do 9º ano, nas aulas de Ciências Naturais, Físico-Química e com a contribuição da Matemática.
Os alunos começaram por responder a um questionário sobre os hábitos alimentares ao pequeno-almoço, lanche da manhã e lanche da tarde. Os resultados foram analisados e selecionados os alimentos mais consumidos. Com a colaboração da professora de Físico-Química, foi determinada a massa desses alimentos.
Foi elaborado um lanche da manhã, com base nos alimentos mais consumidos: pão com fiambre, pão com manteiga, leite com chocolate, bolachas de aveia e fruta (maçã, kiwi e banana). Com o auxílio da Tabela da Composição de Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, foi determinada a quantidade de açúcar existente nesses alimentos, a qual foi pesada e colocada em sacos individuais, junto da respetiva ilustração.
Os alunos ilustraram os alimentos e apresentaram os seus resultados num painel em K-Line, com as dimensões de 100x140cm, em que reutilizaram tecidos em fim de vida. O painel encontra-se exposto junto ao bar dos alunos.

Registo fotográfico: