Trabalhos 2021/2022

Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Açúcar ao Lanche (1º escalão, 2º escalão ou 3º escalão)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
iogurte de fruta líquido;
refrigerante Ice Tea;
leite achocolatado;
pão de centeio com fiambre;
bolachas de chocolate;
cereais Chocapic;
batatas fritas;
gomas;
gelado e
hambúrguer.

Memória descritiva:
No presente projeto do Eco-Escolas, as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) criaram o painel dos alimentos “Açúcar ao Lanche”, através dos resultados obtidos no questionário online (Apêndice 1). Este foi realizado a todas as crianças dos 4 anos de escolaridade e obtiveram-se cinquenta e nove (59) respostas.
Com o 4º ano, após ser apresentado o projeto e o seu objetivo, as crianças tiveram oportunidade de relembrar alguns malefícios do consumo do açúcar e entender como alguns produtos, que consomem diariamente, escondem grandes quantidades de açúcar. Para tal, assistiram ao “Programa Cautelar”, devidamente selecionado, apresentado por Filomena Cautela na RTP1, que explica e analisa a realidade de forma simples, factual e com muito humor.
Os alunos, de forma a discutirem aquilo que aprenderam, realizaram uma breve chuva de ideias sobre o que escutaram e em grupos de 4 a 5 elementos elaboraram um slogan, que alerta para a problemática exposta no presente trabalho. As crianças entre os 4 slogans sugeridos, através do sistema de voto, optaram pelo “Queremos uma vida doce, sem açúcar!”.
Posteriormente, conheceram e compreenderam o questionário online criado, assim como as suas respostas (Apêndice 2). Através destas foi possível concluir sobre alguns hábitos de alimentação das nossas crianças e as suas preferências, permitindo, por conseguinte, a seleção de um conjunto de alimentos a estarem presentes no painel: iogurte de fruta líquido; refrigerante Ice Tea; leite achocolatado; pão de centeio com fiambre; bolachas de chocolate; cereais Chocapic; batatas fritas; gomas; gelado e hambúrguer.
Com a ajuda do 2º ano de escolaridade, procedeu-se à criação do painel dos alimentos. Através de um antigo e desatualizado, foi possível reaproveitá-lo e dar-lhe uma nova vida, revestindo-o com papel de cenário. As suas dimensões são de 80 x 120 cm. As embalagens dos produtos, referidos anteriormente, foram recolhidos na hora do lanche e fornecidos por alguns alunos, que trouxeram de casa.
As crianças analisaram ainda, com a ajuda da professora, a informação nutricional dos rótulos alimentares e puderam concluir sobre a quantidade de açúcar que cada produto contém, tendo em consideração a medida universal 100g, assim como de determinadas porções de alimento. Os alunos, em sacos de plástico de pequena dimensão, puderam expor a quantidade de açúcar de cada produto alimentar. Durante a execução deste trabalho de análise, as crianças ficaram surpreendidas com a quantidade de açúcar presente em alguns alimentos e refletiram que vários são aqueles que são diariamente ingeridos pelos mesmos. Houve quem alertasse para a necessidade de expor no painel uma curiosidade adquirida no “Programa Cautelar”: por dia só podemos consumir 25 gramas de açúcar, que correspondem em média a 6 pacotes de açúcar, de 4g. Por fim, quando todos os produtos e o açúcar correspondente foram expostos concluíram que as gomas é o produto com maior quantidade de açúcar e que o hambúrguer é aquele que detém uma quantidade de açúcar reduzida, em comparação, apesar de saberem que não é um produto alimentar saudável, devido à elevada quantidade de gordura.
Em suma, uma criança do 2º ano questionou “O açúcar, o que faz ao nosso corpo?”, ao qual o 4º ano respondeu que várias são as consequências do consumo excessivo do açúcar, nomeadamente: cáries dentárias; excesso de peso; diabetes; doenças no coração; problemas no fígado e causa de vício, dado que o organismo se habitua à presença de açúcar no sangue e quando este baixa causa sensação de fome. Assim, as crianças perceberam a importância de ler os rótulos dos alimentos, de darem prioridade a alimentos sem açúcar adicionado e à preparação de lanches saudáveis, como fruta e vegetais. Por isso, consideraram importante relembrar este facto, ao expor o painel na zona de refeições da nossa escola.

Registo fotográfico: